A História de São José do Calçado

Gentílico: calçadense

Formação Administrativa

Graças à coragem de dois sertanejos Marciano Lúcio e o caboclo Valério e a liberalidade do Coronel José Dutra Nicácio de Minas Gerais, senhor de grandes extenções de terras, formou-se nos limites com o Rio de Janeiro, o arruado que mais tarde se transformaria no município de São José do Calçado. O topônimo reza a tradição - resultou de a população local ter adquirido na corte pequena imagem de São José, na qual vieram, justapostas, duas sandálias. Na área doada pelo Coronel José Dutra foi lançada, a 07-11-1855, o marco da povoação. Nos primórdios de sua formação e depois, no curso de sua evolução política como povoado, distrito de paz, vila, município, cidade e comarca, São José do Calçado pertenceu a vários municípios, até formar a sua independência. Sua elevação a sede de distrito data de 16-11-1871 (lei numero 11) e à categoria de vila, de 11-11-1890 quando foi desligado do território de Cachoeiro de Itapemirim, criando assim o município, instalado em 15-03-1891.

Distrito com denominação de São José do calçado, por lei provincial nº. 11, de 16 - 11 -1871, subordinado ao município de São Pedro do Itabapoana. Elevado á categoria de vila com denominado de São José do Calçado, por decreto nº. 53, de 11-11-1890, desmembrado de São Pedro de Itabapoana. Sede na antiga vila de São José do Calçado. Constituído de dois distritos: SJC e Palmital instalado em 15-03-1891.

Pela Lei municipal de 05-04-1895, são criados os distritos de Alto Calçado, Barra do Calçado e Jardim e anexados ao município de São José do Calçado. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 5 distritos; SJC, Alto Calçado, Barra do Calçado, Jardim e Palmital. Por decreto - lei estadual nº. 9941, de 11-11-1938, o distrito de Jardim passou a denominar-se Bom Jesus do Norte.

No quadro fixo para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: SJC, Alto Calçado, Barra do Calçado, Bom Jesus do Norte, ex-jardim e Palmital. Pelo decreto-lei estadual nº. 15177. de 31-12-1943, é extinto o distrito de Barra do Calçado, sendo seu território anexado ao distrito de São José do Calçado e Bom Jesus do Norte. Sob o mesmo decreto o distrito de Palmital passou a denominar-se Airituba. Pela lei estadual nº. 1911, de 13-12-1963, desmembra o município de São José do Calçado o distrito de Bom Jesus do Norte. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-1-1979, o município é constituído de três distritos: São José do Calçado, Airituba e Alto Calçado. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.