Acesso à Informação

LAI - Lei de Acesso à Informação

Lei nº 12.527, conhecida como Lei de Acesso à Informação, especifica que os dados referentes à atividade do Estado são públicos, salvo exceções expressas na legislação.

Ela define que as informações referentes aos órgãos públicos devem ser fornecidas de forma objetiva, transparente, clara, imediata, completa, gratuita e em linguagem de fácil compreensão para a população.

A Lei também cria mecanismos para que qualquer cidadão possa solicitar dados adicionais, estipulando prazo máximo de 20 dias para o órgão responder como poderá ser acessada a informação desejada.

É ilegal recusar-se a fornecer informação, retardar o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa. O agente público ou militar que agir de tal forma está sujeito à advertência, multa e até afastamento do cargo.

A Prefeitura atende às especificações da Lei através do Site Institucional e do Portal da Transparência. Os dados referentes às atividades da Prefeitura são fornecidos de maneira clara e objetiva, sendo que a população pode solicitar mais informações através do SIC (Serviço de Informação ao Cidadão).

Informações sobre a LAI

Leia abaixo mais algumas particularidades acerca da lei de acesso à informação

Orientações gerais

A Lei Federal 12.527/2011 determinou que entidades e órgãos públicos divulguem informações e serviços através da internet. O acesso a essas informações é um direito constitucional de todos os cidadãos. Em atendimento à Lei, a Prefeitura Municipal de São José do Calçado criou um Portal de Transparência, com o objetivo de garantir e facilitar o acesso às informações do Executivo Municipal. Para facilitar o acesso às informações, foi criada uma sessão de perguntas e respostas, que contém algumas dúvidas comuns dos cidadãos. Para facilitar o acesso às informações, foi criado o serviço de Informações ao Cidadão Eletrônico - e-Sic, onde o cidadão pode fazer sua solicitação ou seu pedido de informação pela internet. Após o pedido é gerado um numero de protocolo, onde o cidadão poderá acompanhar a tramitação de seu pedido. O pedido de acesso à informação, também poderá ser feito na sede da Prefeitura Municipal, através de preenchimento de formulário próprio, junto ao SIC - Sistema de Informação ao Cidadão, das 07:00 às 13:00 horas, de segunda à sexta feira.

Endereços eletrônicos

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO CALÇADO-ES: GABINETE DO PREFEITO: gabinete@pmsjc.es.gov.br SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO: administracao@pmsjc.es.gov.br SECRETARIA DE FINANÇAS: financas@pmsjc.es.gov.br SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: educacao@pmsjc.es.gov.br SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS: obras@pmsjc.es.gov.br SECRETARIA DE SAÚDE: saude@pmsjc.es.gov.br SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE: agricultura@pmsjc.es.gov.br SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO: turismo@pmsjc.es.gov.br SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: acaosocial@pmsjc.es.gov.br CONTROLADORIA: controladoria@pmsjc.es.gov.br SETOR DE CONVÊNIOS: convenios@pmsjc.es.gov.br SETOR DE LICITAÇÃO: licitacao@pmsjc.es.gov.br SETOR DE RECURSOS HUMANOS: rh@pmsjc.es.gov.br OUVIDORIA: ouvidoria@pmsjc.es.gov.br ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: comunicacao@pmsjc.es.gov.br SETOR DE TRIBUTAÇÃO: tributacao@pmsjc.es.gov.br

Quaisquer informações e/ou solicitações poderão ser requeridas diretamente pelo Serviço de Acesso a Informação Eletrônico e-SIC.

Perguntas e respostas

O que é a Lei de Acesso à Informação?

A Lei Federal 12.527 de 18 de novembro de 2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação, rege o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do artigo 5º, no inciso II do §3º do artigo 37 e no artigo 216 da Constituição Federal. Além de regulamentar o direito constitucional do cidadão de pedir informações ao poder público, fixa regras, prazos e garantias que viabilizem e tornem possível o direito de acesso.

Como requerer o acesso as informações?

Os requerimentos deverão ser efetuados através do preenchimento do formulário do e-SIC – Serviço de Informação ao Cidadão Eletrônico. Outra opção é solicitar a informação diretamente no Protocolo da Prefeitura Municipal de São José do Calçado, localizado à Praça Pedro Vieira, 58 – Centro – Edifício José Borges, de segunda a sexta feira de 07:00 às 13:00 horas.

Quem pode fazer um pedido de acesso à informação?

De acordo com o art. 10 da Lei 12.527/2011, qualquer pessoa, natural ou jurídica, pode apresentar pedido de acesso a informações a órgãos e entidades públicos, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

A que tipo de informação os cidadãos podem ter acesso pela Lei de Acesso?

Com a Lei de Acesso, a publicidade passou a ser a regra e o sigilo a exceção. Dessa forma, as pessoas podem ter acesso a qualquer informação pública produzida ou custodiada pelos órgãos e entidades da Administração Pública. A Lei de Acesso, entretanto, prevê algumas exceções ao acesso às informações, notadamente àquelas cuja divulgação indiscriminada possa trazer riscos à sociedade ou ao Município.

Quais informações públicas não podem ser divulgadas?

Não serão divulgadas as informações cujo sigilo esteja amparado em legislação específica como, por exemplo: informações relacionadas a segredo de justiça, segredo industrial, sigilo bancário, entre outras.

É preciso justificar o pedido de acesso à informação?

Não. De acordo com o art. 3º, § 1° da Lei Municipal nº 619/2013, o acesso às informações dispensa qualquer motivação ou justificativa de sua solicitação. Entretanto, o órgão/entidade pode dialogar com o cidadão para entender melhor a demanda, de modo a fornecer a informação mais adequada a sua solicitação.

Quais são os prazos para resposta dos pedidos apresentados com base na da Lei de Acesso à Informação?

Se a informação estiver disponível, ela deve ser entregue imediatamente ao solicitante. Caso não seja possível conceder o acesso imediato, o órgão ou entidade tem até 20 (vinte) dias para atender ao pedido, prazo que pode ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, se houver justificativa expressa nos termos do artigo 11, § 1º e § 2º, da Lei Federal 12.557/2011

O acesso à informação é gratuito?

Sim. O serviço de busca e fornecimento das informações é gratuito, ressalvada a cobrança do valor referente ao custo dos serviços e dos materiais utilizados, tais como reprodução de documentos, mídias digitais e postagem.

O que é transparência ativa?

É a divulgação de dados por iniciativa do próprio setor público, ou seja, quando são tornadas públicas informações, independente de requerimento, utilizando principalmente a Internet. Um exemplo de transparência ativa são as seções de acesso à informações dos sites dos órgãos e entidades. Os portais de transparência também são um exemplo disso. A divulgação proativa de informações de interesse público, além de facilitar o acesso das pessoas e de reduzir o custo com a prestação de informações, evita o acúmulo de pedidos de acesso sobre temas semelhantes.

O que é transparência passiva?

É a disponibilização de informações públicas em atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica. Por exemplo, a resposta a pedidos de informação registrados para determinado setor, seja por meio do SIC físico do órgão ou pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).

O que é o SIC?

O art. 2° da Lei de Acesso instituiu como um dever do Município a criação de um ponto de contato entre a sociedade e o setor público, que é o Serviço de Informações ao Cidadão - SIC.

São funções do SIC:

a) atender e orientar os cidadãos sobre pedidos de informação;

b) informar sobre a tramitação de documentos e requerimentos de acesso à informação;

c) receber e registrar os pedidos de acesso e devolver as respostas aos solicitantes.

Cada órgão e entidade do poder público deve se estruturar para tornar efetivo o direito de acesso à informação, sendo obrigatória a instalação do SIC pelo menos em sua sede, em local de fácil acesso e identificação pela sociedade.

O que é o e-SIC?

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) é um sistema que centraliza as entradas e saídas de todos os pedidos de acesso dirigidos ao Poder Executivo Municipal. O objetivo do e-SIC é organizar e facilitar os procedimentos de acesso à informação tanto para os cidadãos quanto para a Administração Pública. O e-SIC permite que qualquer pessoa - física ou jurídica - encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Por meio do sistema também é possível consultar as respostas recebidas; entrar com recursos; apresentar reclamações; entre outras ações.

Como são contados os prazos para resposta dos órgãos e entidades, de acordo com a LAI?

Os prazos de resposta começam a contar no dia seguinte ao registro da solicitação realizada no sistema. Porém, é preciso estar atento a algumas situações especiais:

a) Devido ao horário de funcionamento dos protocolos, os pedidos, recursos e reclamações realizados entre 14:30 h e 23:59 h serão considerados como se tivessem sido realizados no dia útil seguinte e a contagem só começará a contar a partir do primeiro dia útil posterior ao dia considerado. Exemplo: um pedido registrado às 20h de 16/05 será registrado como um pedido de 17/05. Portanto, a contagem do prazo para resposta começará em 18/05, caso este seja um dia útil.

b) Solicitações cujo prazo inicial comece no final de semana e feriado terão a contagem iniciada no próximo dia útil; e

c) Quando o prazo final para responder a solicitação coincidir com final de semana ou feriado, ele será postergado para o próximo dia útil. Por isso, o prazo para envio da resposta pode não ser exatamente o de 20 dias corridos.

Quem é obrigado a cumprir a Lei de Acesso à Informação?

A Lei de Acesso à Informação brasileira se aplica a toda a administração pública, ou seja, a todos os órgãos e entidades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como a todos os Tribunais de Contas e ao Ministério Público (art. 1°). Além da administração pública, a Lei abrange as entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos (art. 2°).

É necessário que cada estado, município e o Distrito Federal tenha legislação própria regulamentando os procedimentos relativos ao direito de acesso à informação?

Sim, é necessário. A Lei de Acesso à Informação contém dispositivos gerais, aplicáveis indistintamente a todos os que estão sujeitos a ela, e alguns dispositivos que são aplicáveis somente ao Poder Executivo Federal. O art. 45 da Lei define que cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios definir suas regras específicas em legislação própria, obedecidas as normas gerais estabelecidas na Lei de Acesso. É importante ressaltar que os dispositivos gerais têm aplicação imediata. Portanto, a falta de regulamentação específica prejudica, mas não impede o cumprimento da Lei. A lei 619/2013 disciplina o acesso à Informação no município de São José do Calçado.