Primeira Feira Literária Calçadense da Mulher Negra: um evento de cultura e homenagens

São José do Calçado recebeu escritores de toda região e celebrou a cultura em 3 dias de evento.

Primeira Feira Literária Calçadense da Mulher Negra: um evento de cultura e homenagens

A cidade de São José do Calçado foi palco da primeira Feira Literária Calçadense da Mulher Negra na última quinta-feira (21), marcando um momento importante cultural e educativo para a região homenageando uma importante cidadão da cidade, Dona Maria. O evento, que se estenderá por três dias, foi aberto com uma apresentação da orquestra local, seguida por atividades que celebraram a educação e a cultura da cidade tendo como centro as celebrações culturais. A Secretária de Educação, Elma de Paula, o Coordenador de Governo, Ciro Passalini e outras figuras importantes foram apresentadas, destacando o valor do incentivo à leitura entre crianças e adultos.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a homenagem a Dona Maria Miranda de Assis, a moradora mais velha do município, que recentemente completou 120 anos e norteou e foi um dos pilares de toda a feira. Além disso, os alunos das escolas Manoel Franco, Umbelina Machado, Ercílio Cordeiro e Marieta Castro participaram ativamente da programação, mostrando e celebrando o ato da leitura e realização de diversas importantes atividades culturais.

A noite do primeiro dia foi especialmente animada com o Concurso de Redações, que premiou os melhores textos apresentados por estudantes de toda a rede pública de ensino. O destaque ficou com Dávila dos Santos Laurindo, do Manoel Franco, vencedora do concurso. Sofia Vitória Alves de Souza, Manuela da Silva Oliveira e Rafael da Silva Moura também foram reconhecidos pela qualidade de seus trabalhos. A noite contou com a presença do presidente da Academia Calçadense de Letras, Dr. Edson Lobo, responsável pela avaliação dos textos junto da comissão de pares da Academia, além de apresentações artísticas que envolveram o público culminando em shows que animaram quem esteve presente na praça.

O poeta Valtinho encantou os presentes com sua poesia, e as cantoras Évelin Abreu e Nana Nunes fizeram parte dos momentos musicais da feira que preencheram importante espaço nos dias dos calçadenses. Todo o movimento em que consistiu a Feira carregou consigo enorme  importância pela carga cultural e importância de promover a leitura e escrita dentro da cidade de São José do Calçado. Outro ponto importante dos dias de celebração foi a apreciação e mostra dos principais escritores da região que expuseram seus livros e mostraram seu trabalho literário que enalteceu a cidade e os municípios vizinhos com tamanha cultura e qualidade..

Imagens adicionais

Olá, deixe seu comentário para Primeira Feira Literária Calçadense da Mulher Negra: um evento de cultura e homenagens

Enviando Comentário Fechar